VEREADOR PEDE SUSPENSÃO DA TIP ONDE NÃO HÁ ILUMINAÇÃO PÚBLICA

16/06/2010 19:22

Baraúna – Após sucessivos apelos dos moradores da zona rural de Baraúna, em especial, dos assentamentos que totalizam mais de vinte, para que a prefeitura suspenda a cobrança da Taxa de Iluminação Pública – TIP, já que na maioria dessas localidades o serviço não existe. Para ratificar esse anseio o vereador do PV. Edson Barbosa fez requerimento junto à Câmara, a fim de que seus pares aprovassem seu pedido.  Sem sucesso o requerimento foi reprovado por cinco votos contras da bancada de sustentação ao prefeito Aldivon Nascimento(PR).

Na gestão do então prefeito José de Araújo, a suspensão foi realizada por um bom tempo e de lá para cá, as comunidades não receberam uma luz se quer, no entanto, continua pagando em sua conta de Luz a importância mensal de R$ 4,25. O fato que chama a atenção do vereador é a falta de respostas ao consumidor que quando procura a prefeitura alega que não compensa instalar luminárias nos assentamentos, atribuindo a culpa para o INCRA, que deveria entregar os assentamentos dotados de iluminação pública. Insatisfeito com a falta de apoio dos vereadores, ele recorre a justiça e ao Ministério Público para adotar providencias de instalar ou suspender a cobrança.

Edson Barbosa, lamenta que, todavia é obrigado a acionar o poder Judiciário na tentativa de ajudar a solucionar os problemas da população, uma vez que, por ser maioria os vereadores da situação acabam frustrando o anseio de todos. Da mesma forma cobrou maior transparência nas ações de executivo e cerca de dez requerimentos seus foram derrotados, os quais exigiam prestação de contas da prefeitura, licitações, convênios e listas de contratados que no seu entendimento há indícios de nepotismo, cargos indevidos e pessoas ganhando sem a devida atuação. “Tenho exercido meu papel de parlamentar, cobro, reclamo e exijo transparência, mas, infelizmente acabam emperrando minhas matérias e derrotando não a mim, e sim, o povo que nos elegeu”. Lamentou Edson.

De posse de vários abaixo-assinados o vereador pretende mobilizar a sociedade e principalmente os prejudicados. Por encontrar como única forma de sensibilizar o Legislativo e o Executivo á respeitarem a população.

Na zona urbana a periferia vive o mesmo drama, a escuridão domina sem que haja sensibilidade das autoridades e quando o assunto é levado a casa do povo é abortado pelos que fazem parte e apóiam a gestão Novos tempos. Com a escuridão NBA cidade gera a insegurança e o medo de sair ás ruas. Por ser a cidade vez por outra a prefeitura repõem alguma luz esporadicamente, serviço que não agrada a quem paga a referida taxa mensalmente.