ELEIÇÕES 2010: PLEBISCITO LULA x FHC
Por Henrique Beirangê
A escolha do próximo presidente da república terá um caráter plebiscitário. Duas gestões terão de ser comparadas, a que simboliza os anos de Fernando Henrique Cardoso como presidente e a que marcou Lula como chefe do executivo brasileiro. Goste-se ou não, sua escolha será inevitavelmente entre essas duas eras. José Serra (PSDB), mesmo que não queira, terá sua imagem colada ao ex-presidente FHC. O candidato de Lula, seja Dilma ou qualquer outro, tentará colar sua imagem na alta popularidade do atual presidente.
O governo FHC foi marcado pela estabilização da moeda e o baixo crescimento econômico. Um governo apoiado pela imprensa e grandes associações empresariais como a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Possuía apoio maciço dentro do Congresso, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Aprovou o que quis e travou o que não quis. Nomeou para o Supremo Tribunal Federal (STF) o atual presidente da corte Gilmar Mendes, conhecido por ter livrado o banqueiro Daniel Dantas com 2 habeas corpus em menos de 48 horas. Nomeou também o Procurador Geral da República Geraldo Brindeiros, que ganhou a alcunha de engavetador geral da república pela maneira como tratou diversas denúncias contra membros do então governo. Durante seu governo a Polícia Federal vivia sob fortes constrangimentos financeiros. Não havia reajustes salariais e muitos agentes denunciavam a inexistência de combustível para viaturas.
O Governo Lula por sua vez foi marcado pela retomada do crescimento econômico e pelos sucessivos escândalos políticos. A imprensa sempre torceu o nariz para seu governo e Lula pôde contar com o apoio de movimentos populares. A gestão de Lula foi marcada pela nomeação do primeiro negro para o STF, o ministro Joaquim Barbosa, o mesmo que aceitou a denúncia do Procurador Geral da República, Antonio Fernando de Souza, também nomeado por Lula, quanto ao escândalo do suposto mensalão.
Lula marcou seu governo por simbolismos nacionalistas e FHC por investidas mais liberais. Fernando Henrique foi responsável pela privatização do sistema de telefonia, pela venda da mineradora Vale e pela abertura de parte dos ativos da Petrobrás no sistema financeiro. Lula, embora tenha sido pragmático na condução da política econômica, com manutenção dos juros para controle de inflação, quanto a política fiscal tem sido desastroso. Aumento de gastos exponencialmente, criação de cargos em número excessivo, sobretudo comissionados, os que não exigem concurso público e são usados como moeda de troca em acordos políticos. Com sinalização também nacionalista, aumentou a participação do Banco do Brasil no sistema financeiro com as aquisições da Nossa Caixa e o banco Votorantim.
Quanto à política externa, Fernando Henrique preferiu o alinhamento e até uma subserviência aos interesses dos Estados Unidos. As estratégias comerciais prevaleciam parcerias unilaterais com os norte-americanos em detrimento de alianças mais universais com outros blocos econômicos. Lula extendeu a parceria Sul-Sul. Ampliou acordos comerciais com países europeus, asiáticos e até do Oriente Médio. O Ministério das Relações Exteriores via nesse tipo de política uma forma de aumentar a importância estratégica do Brasil no mundo e diminuir o unilateralismo americano nas relações econômicas com a América do Sul. A estratégia deu certo. As exportações saíram da casa dos U$$ 60 bilhões durante o governo FHC, para U$$ 200 bilhões na era Lula.
Segue a seguir alguns números para que você possa começar a pensar no assunto. Os números estão atualizados até 2005.
Número de policiais federais:
Lula: 11 mil
FHC: 5 mil
Operações da PF contra a corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro etc.:
Lula- 183
FHC- 20
Prisões efetuadas:
Lula: 2.971
FHC: 54
Criação de empregos:
Lula: 6 milhões (4 milhões com carteira assinada)
FHC: 700 mil
Média anual de empregos gerados:
Lula: 1,14 milhão
FHC: 87,5 mil
Média mensal de empregos gerados:
Lula: 95 mil
FHC: 87 mil
Taxa de desemprego nas regiões metropolitanas:
Lula: 8,3%
FHC: 11,7%
Exportações (em dólares):
Lula: 118,3 bilhões
FHC: 60,4 bilhões
Dívida com o FMI (em dólares):
Lula: dívida paga
FHC: 14,7 bilhões
Dívida com o Clube de Paris (em dólares):
Lula: dívida paga
FHC: 5 bilhões
Fontes: IBGE, IBGE/Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar – desde 1994); ANEEL; Bovespa; CNI; CIESP; Ministérios Federais e Agências Reg.; SUS; CES/FGV; jornais FSP, O Globo e O Estado
visite o blog: https://www.blogdacomunicacao.com.br/eleicoes-2010-plebiscito-lula-x-fhc/