Governo entrega 8.500 matrizes bovinas beneficiando 8.470 famílias de baixa renda do interior

06/08/2010 18:08

Por Agência RN

 

 

O Governo do Estado entregou 8.500 matrizes bovinas e 35 mil matrizes caprinas a famílias de comunidades rurais. A distribuição das matrizes bovinas e caprinas, que vem sendo feita desde 2003, dentro do Programa de Apoio a Bovinocultura do Rio Grande do Norte, representa investimentos da ordem de R$ 10 milhões do Governo do Estado.

Na manhã desta sexta-feira (6), o secretário do Trabalho e Assistência Social, Gercino Saraiva, fez a entrega de mais 30 matrizes bovinas beneficiando famílias da comunidade de Muquém, município de Bom Jesus.

O programa já beneficiou a 8.470 famílias de baixa renda de 75 municípios do Rio Grande do Norte. São famílias que se reúnem em associações comunitárias e entidades que se inscrevem no programa através de projetos. As matrizes são entregues pelo Governo do Estado, através do Programa Desenvolvimento Solidário.

A família que recebe a matriz é beneficiada, além do patrimônio do animal, com a produção leiteira e a possibilidade de produção de queijo. Posteriormente, a família recebe ainda o benefício da procriação da matriz. “As 8.500 matrizes bovinas entregues pelo programa se tornarão, em cinco anos, em 20.000 animais”, diz Gercino Saraiva.

O programa representa também a possibilidade de avanço social para a comunidade que precisa se organizar em grupo social produtivo e integrado. “É um grande programa social com importância na vida econômica da localidade onde está inserido. Com os investimentos feitos, o Governo está tornando possível a organização das famílias de trabalhadores em associações e entidades legítimas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida”, acrescentou o secretário Gercino Saraiva.